
(Adaptado da obra de La Fontaine)
Era uma vez uma cigarra que vivia saltitando e cantando pelo bosque, sem se preocupar com o futuro. Esbarrando numa formiguinha, que carregava uma folha pesada, perguntou:
- Ei, formiguinha, para que todo esse trabalho? O verão é para gente aproveitar! O verão é para gente se divertir!
- Não, não, não! Nós, formigas, não temos tempo para diversão. É preciso trabalhar agora para guardar comida para o inverno. Durante o verão, a cigarra continuou se divertindo e passeando por todo o bosque. Quando tinha fome, era só pegar uma folha e comer.
Um belo dia, passou de novo perto da formiguinha carregando outra pesada folha
A cigarra então aconselhou:
- Deixa esse trabalho para as outras! Vamos nos divertir. Vamos, formiguinha, vamos cantar! Vamos dançar!
A formiguinha gostou da sugestão. Ela resolveu ver a vida que a cigarra levava e ficou encantada. Resolveu viver também como sua amiga.
Mas, no dia seguinte, apareceu a rainha do formigueiro e, ao vê-la se divertindo, olhou feio para ela e ordenou que voltasse ao trabalho. Tinha terminado a vidinha boa.
A rainha das formigas falou então para a cigarra:
- Se não mudar de vida, no inverno você há de se arrepender, cigarra! Vai passar fome e frio.
A cigarra nem ligou, fez uma reverência para rainha e comentou:
- Hum!! O inverno ainda está longe, querida!
Para cigarra, o que importava era aproveitar a vida, e aproveitar o hoje, sem pensar no amanhã. Para que construir um abrigo? Para que armazenar alimento? Pura perda de tempo.
Certo dia o inverno chegou, e a cigarra começou a tiritar de frio. Sentia seu corpo gelado e não tinha o que comer. Desesperada, foi bater na casa da formiga.
Abrindo a porta, a formiga viu na sua frente a cigarra quase morta de frio.
Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever: toque e cante para nós.
Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais feliz das suas vidas.
http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=9
Lídia! A fábula é um tema muito interessante para trabalhar nas séries iniciais, que nem
ResponderExcluiressa da Cigarra e a Formiga, mostrando a outra
versão a do acolhimento.Abraço.
Que legal Lídia! As fábulas são maravilhosas para envolver as crianças no processo ensino aprendizagem. Um abraço.
ResponderExcluirLídia! As fábulas representam magia, imaginação e cativam crianças e adultos. Gosto muito! Abraços.
ResponderExcluirCú
ExcluirLídia!
ResponderExcluirSem dúvida para se trabalhar com a educação infantil é preciso ter sempre presente o "lúdico", e as fábulas são com certeza um ótimo material para desenvolvermos em sala de aula.
Lídia!
ResponderExcluirSem dúvida para se trabalhar com a educação infantil é preciso ter sempre presente o "lúdico", e as fábulas são com certeza um ótimo material para desenvolvermos em sala de aula.
Realmente Lidia, devemos mostrar as crianças diversas versões de fábulas, sem tirar a moral das mesmas. Parabéns pela nova versão!
ResponderExcluirLídia! Trabalhar com fábulas envolve as crianças, desperta a imaginação e no momento da socialização pelo grupo é muito rico ouvir a participação de todos.Um abraço!
ResponderExcluirComo educadora da educação infantil, trabalho muito com fábulas, seus temas são sempre aproveitados para discussões e levantamento de questões importantes, como valores, sentimentos, etc. Basta apenas que o professor saiba envolver seus alunos e aproveitar todos os "espaços" que as fábulas proporcionam.
ResponderExcluirAdorei teu blog, muito legal!
Agradeço com todo carinho os comentários feitos pelos meus colegas de curso. Muito Obrigada!!!
ResponderExcluirAproveito para destacar o curso de Mídias ao qual estamos realizando, através dele estamos aprendendo muito. Todos estamos de parabéns!
Abraços.
Oi Lidia, gostei muito do teu blog, pois as fabulas são de suma importância para a aquisição do conhecimento das crianças.
ResponderExcluirAdorei !!!
ResponderExcluirjá trabalhei esta fábula em forma de teatro de fantoches com minha turma da EI, foi muito legal.
Oi Lenise!
ResponderExcluirObrigada pelo seu comentário, concordo com você sobre o uso das fábula na EI. E trabalhar com fantoches é prazeroso. Parabéns pelo sua atividade.
Abraço,
Lídia.
Olá Lídia, bacana criar um blog dedicado a fábulas, gostei bastante. particularmente utilizo sempre que posso esse tipo de texto com os alunos pois é um modo de mostrar a eles as consequencias de muitas de suas ações cotidianas, com o uso de fábulas essa lição não fica massante.
ResponderExcluirCom certeza será um blog que visitaremos no nosso curto espaço de tempo no laboratório de informática.
Bjs
Pâmela
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOlá Pâmela!
ResponderExcluirObrigada pela contribuição.
Beijos,
Lídia.